Posso despedir-me de um dia para o outro?
Despedires-te de um dia para o outro é possível, mas apenas em três situações específicas: se ainda te encontrares no período experimental, se o empregador violar gravemente os teus direitos ou em casos de força maior (como emergências pessoais críticas).
Nota: Caso não estejas inserido nas três situações especificas mencionada acima e pretendas despedir-te sem cumprir o período de aviso prévio, podes tentar negociar com o teu empregador. No entanto, será necessário pagar uma indemnização, e não há garantia de que o pedido seja aceite.
Em qualquer um destes casos, é fundamental formalizar o pedido de demissão através de uma carta de despedimento – se não sabes como escrever uma, podes aprender ou transferir uma carta de despedimento já preenchida no nosso artigo.
Mas, então quando tenho que dar dias à casa?
Como dito anteriormente, só em três situações especificas é que é valido despedir-se de um dia para o outro. O aviso prévio e “dar dias à casa” é obrigatório em todos os outros casos.
A duração depende da tua antiguidade na empresa:
- Até 6 meses de trabalho: 15 dias de aviso prévio.
- Entre 6 meses e 2 anos: 30 dias de aviso prévio.
- Mais de 2 anos: 60 dias de aviso prévio.
Estes prazos aplicam-se, salvo disposição em contrário, aos contratos sem termo. Já para contratos a termo, os períodos podem variar consoante o tipo de acordo.
Se tiveres interesse, podes ler mais sobre os tipos de contrato em Portugal no nosso artigo.
O que acontece se eu não der dias à casa?
Despedires-te sem cumprir o aviso prévio pode trazer-te algumas consequências:
- Indemnização ao empregador: A empresa pode exigir uma compensação pelos dias não cumpridos, calculada com base no teu salário.
- Danos à reputação profissional: Uma saída abrupta pode prejudicar a tua imagem perante futuros empregadores.
Para minimizar impactos, é sempre recomendável comunicar a decisão formalmente e, se possível, negociar um acordo com o empregador.
E agora, qual o meu próximo passo?
Após decidires avançar com o despedimento, é normal surgirem dúvidas sobre qual será o próximo passo.
Esta pode ser a oportunidade ideal para encontrares um emprego que realmente esteja alinhado com os teus interesses, valores e objetivos profissionais.
Sugerimos explorar as ofertas disponíveis na Empregalia, uma plataforma completa para quem busca novas oportunidades de carreira. Clica aqui e descobre o teu próximo desafio profissional!