Responsável de Projeto de Sistemas de Informação
HermèsDescrição da oferta:
Atividades Principais
Responsável pela segurança dos sistemas de informação, o Project Manager SI gere as ferramentas e as infraestruturas informáticas e de comunicação em Portugal (equipamento, redes e software), em conformidade com a política e estratégia do grupo Hermès, planifica, organiza, lidera e controla todas as atividades relacionadas com projetos de Sistemas de Informação para garantir o seu sucesso dentro dos prazos definidos. Para isso, colaborará com as Direções de Sistemas de Informação centrais e equipas operacionais locais, gerindo os serviços portugueses existentes.
Missões
- Garantir a operacionalidade dos sistemas locais e fornecer suporte aos utilizadores
- Contribuir para a otimização e eficiência do processo industrial
- Assegurar a entrega dos projetos locais dentro do cronograma e orçamento
- Implementar e monitorizar a implementação de projetos informáticos do Grupo
- Garantir a segurança das atividades informáticas do Polo
Atividades Principais de Gestão de Projetos
- Elaborar um plano de projeto detalhado, incluindo as etapas, os recursos necessários e os prazos do projeto
- Servir como ponto de contacto principal para todas as questões relacionadas com os projetos, tanto a nível interno como externo
- Organizar e conduzir reuniões regulares para manter as partes interessadas informadas sobre o progresso do projeto e resolver quaisquer problemas
- Realizar estudos funcionais e técnicos, em colaboração com as equipas operacionais locais e a DSI do Grupo
- Identificar os riscos potenciais para o projeto e desenvolver estratégias de mitigação
- Responder rapidamente aos problemas identificados durante a execução dos projetos e implementar / propor soluções eficazes
- Monitorizar com detalhe o progresso dos projetos face ao plano definido e ajustar os recursos ou as estratégias de acordo com as necessidades
- Avaliar a qualidade das realizações e garantir que cumprem as normas e os requisitos definidos
- Antecipar as necessidades de mudança organizacional decorrentes do projeto e ajudar a facilitar a transição
- Comunicar eficazmente as mudanças planeadas e seus impactos às partes interessadas
- Manter documentos completos e precisos relacionados aos projetos, incluindo relatórios de progresso e cronogramas
- Preparar relatórios regulares sobre o estado do projeto para apresentar à Direção e aos stakeholders
Atividades Principais de Gestão de Sistemas de Informação
- Assegurar a gestão e manutenção dos sistemas de informação existentes nas instalações.
- Atualizar o plano de continuidade do negócio (procedimentos, backup, etc.)
- Gerir os equipamentos de infraestrutura, estações de trabalho, telefones e todas as ferramentas de comunicação
- Monitorar a resolução de incidentes e mapear riscos para garantir a continuidade da atividade
- Gerir os pedidos de serviço e monitorizar o acesso aos sistemas e dados
- Implementar processos de gestão de mudanças de SI e garantir alinhamento com políticas de segurança do Grupo
- Promover novas ferramentas informáticas junto das equipas
- Fornecer suporte técnico aos utilizadores internos
- Avaliar as novas tecnologias e definir a sua relevância para a organização
- Organizar, supervisionar e controlar o trabalho de fornecedores recorrentes e/ou regulares.
- Realizar regularmente convocatórias e benchmarks para controlar a eficácia dos fornecedores
- Negociar contratos e acordos com fornecedores informáticos
- Facilitar uma comunicação eficaz entre a equipa informática e os stakeholders
- Colaborar com outros departamentos para atender às necessidades tecnológicas da empresa
Perfil
- Licenciado preferencialmente em engenharia de sistemas de informação
- Pelo menos 5 anos de experiência em gestão de projetos num ambiente industrial
- Bom domínio de inglês e/ou francês
- Boa compreensão da gestão de projetos, nomeadamente a implementação de ERP e infraestrutura
- Comunicação clara junto das equipas multidisciplinares sobre os projetos
- Boas capacidades de organização e de priorização
- Capacidade de tomar decisões e contribuir com soluções na gestão de projetos do Grupo
- Capacidade de criar dashboards regulares e concisos sobre o progresso dos projetos
- Orientado para os resultados e o cumprimento de prazos