Responsável de Projeto de Sistemas de Informação

Hermès

Castelo Branco Full-time

Descrição da oferta:

Atividades Principais

Responsável pela segurança dos sistemas de informação, o Project Manager SI gere as ferramentas e as infraestruturas informáticas e de comunicação em Portugal (equipamento, redes e software), em conformidade com a política e estratégia do grupo Hermès, planifica, organiza, lidera e controla todas as atividades relacionadas com projetos de Sistemas de Informação para garantir o seu sucesso dentro dos prazos definidos. Para isso, colaborará com as Direções de Sistemas de Informação centrais e equipas operacionais locais, gerindo os serviços portugueses existentes.

Missões

  • Garantir a operacionalidade dos sistemas locais e fornecer suporte aos utilizadores
  • Contribuir para a otimização e eficiência do processo industrial
  • Assegurar a entrega dos projetos locais dentro do cronograma e orçamento
  • Implementar e monitorizar a implementação de projetos informáticos do Grupo
  • Garantir a segurança das atividades informáticas do Polo

Atividades Principais de Gestão de Projetos

  • Elaborar um plano de projeto detalhado, incluindo as etapas, os recursos necessários e os prazos do projeto
  • Servir como ponto de contacto principal para todas as questões relacionadas com os projetos, tanto a nível interno como externo
  • Organizar e conduzir reuniões regulares para manter as partes interessadas informadas sobre o progresso do projeto e resolver quaisquer problemas
  • Realizar estudos funcionais e técnicos, em colaboração com as equipas operacionais locais e a DSI do Grupo
  • Identificar os riscos potenciais para o projeto e desenvolver estratégias de mitigação
  • Responder rapidamente aos problemas identificados durante a execução dos projetos e implementar / propor soluções eficazes
  • Monitorizar com detalhe o progresso dos projetos face ao plano definido e ajustar os recursos ou as estratégias de acordo com as necessidades
  • Avaliar a qualidade das realizações e garantir que cumprem as normas e os requisitos definidos
  • Antecipar as necessidades de mudança organizacional decorrentes do projeto e ajudar a facilitar a transição
  • Comunicar eficazmente as mudanças planeadas e seus impactos às partes interessadas
  • Manter documentos completos e precisos relacionados aos projetos, incluindo relatórios de progresso e cronogramas
  • Preparar relatórios regulares sobre o estado do projeto para apresentar à Direção e aos stakeholders

Atividades Principais de Gestão de Sistemas de Informação

  • Assegurar a gestão e manutenção dos sistemas de informação existentes nas instalações.
  • Atualizar o plano de continuidade do negócio (procedimentos, backup, etc.)
  • Gerir os equipamentos de infraestrutura, estações de trabalho, telefones e todas as ferramentas de comunicação
  • Monitorar a resolução de incidentes e mapear riscos para garantir a continuidade da atividade
  • Gerir os pedidos de serviço e monitorizar o acesso aos sistemas e dados
  • Implementar processos de gestão de mudanças de SI e garantir alinhamento com políticas de segurança do Grupo
  • Promover novas ferramentas informáticas junto das equipas
  • Fornecer suporte técnico aos utilizadores internos
  • Avaliar as novas tecnologias e definir a sua relevância para a organização
  • Organizar, supervisionar e controlar o trabalho de fornecedores recorrentes e/ou regulares.
  • Realizar regularmente convocatórias e benchmarks para controlar a eficácia dos fornecedores
  • Negociar contratos e acordos com fornecedores informáticos
  • Facilitar uma comunicação eficaz entre a equipa informática e os stakeholders
  • Colaborar com outros departamentos para atender às necessidades tecnológicas da empresa

Perfil

  • Licenciado preferencialmente em engenharia de sistemas de informação
  • Pelo menos 5 anos de experiência em gestão de projetos num ambiente industrial
  • Bom domínio de inglês e/ou francês
  • Boa compreensão da gestão de projetos, nomeadamente a implementação de ERP e infraestrutura
  • Comunicação clara junto das equipas multidisciplinares sobre os projetos
  • Boas capacidades de organização e de priorização
  • Capacidade de tomar decisões e contribuir com soluções na gestão de projetos do Grupo
  • Capacidade de criar dashboards regulares e concisos sobre o progresso dos projetos
  • Orientado para os resultados e o cumprimento de prazos