Engenheiro Agrônomo - Responsável Comercial

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Descrição da oferta:

Descrição:

O nosso cliente, com mais de 40 anos de experiência, é líder em biosoluções sustentáveis e bioestimulantes, transformando as necessidades do campo em inovação. O seu compromisso assenta numa agricultura amiga do ambiente, garantindo culturas de qualidade e rentáveis. Com mais de 45 produtos certificados para agricultura biológica, são uma referência na Península Ibérica. A empresa faz parte de um grupo global presente em mais de 40 países, onde aplica tecnologia avançada para otimizar a gestão das culturas.

Missão:

A principal missão do Engenheiro Agrónomo – Responsável Comercial terá como principal missão a expansão do grupo por todo o território português.

Idealmente localizado na zona de Lisboa e em contacto direto com a direção geral em Espanha, terá a responsabilidade de liderar o desenvolvimento da estratégia empresarial e comercial nas diferentes regiões do país com o objetivo de crescer e formar a sua própria equipa.

Após formação técnica sobre os produtos do grupo, e de forma a cumprir a sua missão e para o bom funcionamento das operações, deve visitar regularmente clientes locais atuais e potenciais, a fim de expandir seu portfólio.

Responsabilidades:

O cargo abrangerá diversos aspetos:

  • Implementação da política comercial da empresa em Portugal, e elaboração de planos de ação e
  • Manutenção dos clientes atuais.
  • Estudo e análise do potencial de mercado ainda não explorado, bem como sua prospeção, adequando as estratégias de crescimento do negócio de acordo com a demanda e necessidades atuais.
  • Abertura, Desenvolvimento, Acompanhamento e Fidelização de novos clientes desenvolvidos.
  • Trabalho com uma perspetiva transversal, colaborando com a Direção Técnica e a Gestão de I+D para o desenvolvimento de soluções eficazes e o cumprimento dos objetivos definidos, com base nas especificações particulares dos clientes atribuídos.
  • Participação na elaboração de previsões anuais de vendas e promoção do cumprimento do orçamento do Departamento.
  • Determinação e aprovação de condições de venda e ofertas aos clientes, em função da linha de ação definida pela Gerência para os diferentes tipos de produtos, mercados e clientes.
  • Treinar as equipes de vendas de nossos clientes no uso correto de nossos produtos.
  • Apoio à equipa ao agricultor para facilitar a venda dos produtos.
  • Implementação de um plano estratégico de testes de desenvolvimento em colaboração com o serviço técnico espanhol.
  • Implementação da estratégia de comunicação com o departamento de marketing da empresa.
  • Coordenação da estratégia com o diretor comercial espanhol nas zonas fronteiriças de forma a coordenar a estratégia na Península Ibérica.
  • Organização do trabalho de um "assistente" técnico de vendas encarregado de oferecer suporte técnico ao nosso cliente principal.

Competências:

Comercial e estratégico:

  • Desenvolvimento de negócio: Capacidade para identificar oportunidades de mercado e expandir a presença da empresa em Portugal.
  • Gestão de clientes: Habilidade para fidelizar clientes existentes e captar novos, estabelecendo relações de confiança a longo prazo.
  • Negociação e vendas: Capacidade para determinar e aprovar condições de venda, desenhar ofertas comerciais e fechar acordos estratégicos.
  • Planeamento e análise de mercado: Avaliação do potencial de mercado, identificação de tendências e adaptação de estratégias de crescimento.

Tecnico e setorial:

  • Agronomia e bioestimulantes: Conhecimento de produtos agrícolas, soluções sustentáveis e técnicas de aplicação.
  • Capacitação técnica: Capacidade para treinar as equipes de vendas e os clientes no uso correto dos produtos.
  • Ensaios e desenvolvimento de produtos: Experiência na implementação de planos de ensaios estratégicos para melhorar soluções agrícolas.

Gestão e coordenação:

  • Trabalho em equipa e liderança: Coordenação com diferentes departamentos (Gestão Técnica, I+D, Marketing) e com a equipa comercial em Espanha.
  • Gestão de equipas: No futuro, organização e supervisão do assistente técnico de vendas para garantir o apoio adequado aos clientes.
  • Gestão de projetos: Capacidade de realizar planos de ação, acompanhamento e cumprimento dos objetivos de vendas.
  • Comunicação eficaz: Capacidade de interagir com clientes, equipas internas e colaboradores, garantindo o alinhamento com a estratégia do negócio.

Requisitos:

  • Experiência mínima de 3 anos em vendas, preferencialmente no setor de Biofertilização e Microrganismos.
  • Formação universitária em Engenharia Agrícola ou equivalente.
  • Conhecimento do mercado português e habilidades para estabelecer relações comerciais duradouras.
  • Capacidade de negociação, fechamento de vendas e gestão de oportunidades comerciais.
  • Domínio de português, espanhol e inglês (desejável).
  • Familiaridade com o uso de ferramentas CRM e habilidades analíticas para gerenciar informações e realizar acompanhamento.
  • Conhecimentos técnicos em nutrição vegetal.
  • Residência na zona de Lisboa ou arredores.

Condições:

  • Tipo de contrato: por tempo indeterminado, a tempo inteiro
  • Salário competitivo mais comissões
  • Integração imediata
  • Flexibilidade no local de trabalho e horário.
  • Híbrido: teletrabalho + deslocações (mínimo 18/20 semanas por ano)

Oferta:

  • Ambiente de trabalho colaborativo e dinâmico, com autonomia na gestão da agenda.
  • Uma cultura de gestão baseada na confiança, onde se espera responsabilidade na execução das tarefas e no cumprimento dos objetivos.
  • Oportunidade de crescimento e desenvolvimento contínuo dentro da empresa.
  • Reconhecimento e valorização dos esforços individuais e coletivos.
  • Condições de trabalho compatíveis com a experiência e desempenho demonstrado.